O que é book rosa?
Veja o significado de book rosa, as novelas que discutiram o assunto e as atrizes da globo que as interpretaram.
Book rosa é nada mais, nada menos do que um “livro” de modelos que prestam serviços sexuais em troca de dinheiro. Esse catálogo com modelos que transam em troca de um dado valor, ou “presentes” (que é na verdade o termo conhecido e usado por elas para se referir à quantia que será cobrada), pode ser encontrado em sites de acompanhantes de luxo.
Qual a diferença entre acompanhante de luxo e modelos ficha rosa?
Book rosa é o catálogo que conta com modelos chamadas de “ficha rosa”. Atualmente, esse termo está banalizado e, portanto, a expressão pode ser usada como sinônima de acompanhante.
Contudo, se quisermos ser rigorosos para encontrar uma diferença, podemos dizer que as primeiras não se sustentam exclusivamente da prostituição, enquanto que as últimas sim. Assim, as modelos fichas rosas costumam ser mais discretas e normalmente cursam faculdade ou possuem outros empregos (hostess em eventos, comerciais de TV, entre outras atividades).
Adicionalmente, vale a pena destacar que o termo “book rosa” veio à tona com a novela brasileira Verdades Secretas, transmitida pela Rede Globo. Entre outras coisas, a novela explora o mundo da prostituição de luxo e das modelos fichas rosas. A seguir, você encontra algumas dramaturgias nacionais que retrataram os assuntos.
Séries e novelas que abordam o tema book rosa e acompanhantes de luxo:
Sabemos que o sexo é uma necessidade básica do ser humano e indiscutivelmente está atrelado à saúde e melhor qualidade de vida. Contudo, seja por razões religiosas, culturais, ou mesmo por falta de informação, o tabu envolvendo esse tema ainda permanece presente em nossa sociedade. Consequentemente, grandes produções da televisão nacional exploram a prostituição por ser um terreno fértil, já que tudo que é polêmico gera audiência.
Logo abaixo, você confere alguns seriados brasileiros que abordam esse conteúdo e que foram sucesso de crítica e público.
Verdades Secretas
A história, escrita por Walcyr Carrasco, gravita em torno da personagem Arlete (Camila Queiroz), que chega à capital paulista acompanhada de sua mãe com o sonho de se tornar uma top model. Lá, Arlete conhece a agência de Fanny Richard, onde acaba se introduzindo a uma realidade restrita aos bastidores da moda: o book rosa.
Embora receosa, a princípio, a modelo se vê tentada pela possibilidade de multiplicar seus cachês e logo é apresentada a Alex (Rodrigo Lombardi), poderoso empresário da indústria têxtil, que a contrata para juntos terem relações sexuais. Após se conhecerem, os dois vivem uma intensa paixão em uma trama que toma rumos inesperados, com diversas reviravoltas e conflitos surpreendentes.
Uma curiosidade interessante sobre essa dramaturgia é que ela alcançou o maior recorde para uma novela exibida na faixa das 23h, totalizando 20 pontos. Além disso, a obra foi responsável por premiar o Brasil com seu décimo quinto Emmy Internacional, tido para muitos como o “Oscar da TV mundial”.
O Negócio
A trama conta com cinquenta e um episódios, divididos em quatro temporadas, e narra a história de três acompanhantes de luxo (Karin, Magali e Luna), que transformam suas profissões em um projeto empreendedor de sucesso ao criarem a empresa Oceano Azul.
A série chama atenção ao colidir frontalmente com os padrões conservadores, abordando uma perspectiva da prostituição desconhecida por muitos, na qual moças jovens e independentes optam, espontaneamente, por transar em troca de dinheiro. Essa narrativa diferenciada, na qual mulheres escolhem esse meio de vida sem serem forçadas a isso, conquistou o coração de diversos telespectadores ao redor do mundo, tendo sido transmitida em mais de cinquenta países.
Me chame de Bruna
A grande sacada dessa produção nacional é que ela se inspirou na história real de vida da ex-garota de programa Raquel Pacheco, que ficou conhecida nacionalmente pelo pseudônimo “Bruna Surfistinha”.
Ao contrário do que se imagina, o seriado é bastante light de assistir e conta com um total de quatro temporadas. O primeiro episódio se inicia mostrando o começo da carreira de Raquel, uma típica menina da classe média que resolve entrar no mundo da prostituição mesmo sem passar por necessidades financeiras. Futuramente, a personagem começa a ganhar fama ao relatar no seu blog pessoal, com riqueza de detalhes, os encontros sexuais que tinha com seus clientes.
Vale ressaltar que essa obra artística recebeu duas indicações ao Prêmio Platino de Cinema Líbero Americano, sendo um na categoria “Melhor Série” e outro na de “Melhor Atriz”, com a atuação de Maria Bopp.
Rua Augusta
Como o próprio nome sugere, a ficção é ambientada na famosa Rua Augusta e traz à tona uma triste realidade da noite paulistana, na qual nos é retratado o submundo das drogas e da prostituição. Com episódios curtos, de aproximadamente trinta minutos cada, desenvolve-se a história da personagem Mika (Fiorella Mattheis), uma stripper que trabalha na boate Love e que costuma se divertir em baladas estilo “inferninho” nas horas vagas.
Para quem gosta do gênero com uma pegada mais dinâmica, marcado por momentos eletrizantes de ação e tiroteio, o roteiro oferece um prato cheio!
O book rosa é ilegal?
Bem, embora a prostituição não seja considerada crime no Brasil, a lei penal pune a sua exploração. Por esse motivo, sites que agenciam ou aliciam modelos costumam praticar ilicitudes.
No entanto, ter um “site de acompanhantes” com book rosa, por si só, não é considerada uma atividade ilegal no país. Isso porque na realidade esses sites funcionam como plataformas de marketing, que cobram diretamente das anunciantes pela venda de planos de destaque. Dessa forma, não há intermédio entre as tratativas feitas entre as anunciantes e os clientes que contratam o serviço.
Assim, eles operam como uma espécie de vitrine virtual para que as modelos possam divulgar seus trabalhos. Portanto, eles funcionam de modo semelhante aos anúncios feitos em classificados de jornais e revistas.
Além disso, é importante lembrar que o objetivo de qualquer plataforma de marketing desse ramo deve ser sempre o de oferecer melhores condições de trabalho. A seguir, você confere algumas vantagens que profissionais podem obter anunciando em plataformas confiáveis:
- Ambiente seguro para que as acompanhantes possam, por conta própria, atrair seus clientes e alcançar o sucesso profissional. Ou seja, ao negociar seus serviços diretamente com os clientes através de um ambiente virtual, elas podem fechar negócio mantendo a intimidade e privacidade preservadas.
- Melhores condições de trabalho, já que não precisam trabalhar expostas às situações de menosprezo e violência na rua. Assim, as modelos têm autonomia para marcar o encontro onde quiserem, isto é, em locais com resguardo (casa, motel, hotel, etc.).
- Maior potencial de lucro, já que não precisam dividir seus lucros com agentes.
Azul Safira: a plataforma que você confia
O Azul Safira procura zelar pela segurança de todos os seus usuários. Sendo assim, estamos sempre em busca de oferecer ferramentas e recursos que ajudem a transformar o mercado adulto em um espaço de profissionalismo, ética e respeito.
Somos uma plataforma de marketing e não compactuamos com o agenciamento de acompanhantes. Nossa missão é fazer com que nossas anunciantes se sintam valorizadas e dignificadas. Para isso, temos o apoio de empresas parceiras que oferecem serviços e assistência para auxiliá-las nos seus bem-estar e saúde.
Por isso, se você gostou de alguma das modelos cadastradas em nosso site, saiba que são verificadas e sinta-se à vontade para enviar uma mensagem através dos contatos disponibilizados por elas e fechar um acordo. Independente da sua necessidade, no Azul Safira você encontra a modelo VIP ideal para ela!